WhatsApp Colégio Santo Agostinho
Um Dia sem Sapatos 2023

Há tantas coisas normais no dia a dia que nem nos damos conta de que milhões de pessoas no mundo vivem sem elas, como eletricidade e assistência médica. Há também muitas coisas extremamente básicas que podem nem vir à mente porque nunca, nunca tivemos que ficar sem elas, tal como um simples par de sapatos. 

Apenas por um segundo tente se imaginar fazendo qualquer uma das coisas que você faz no dia a dia sem sapatos. A vida sem sapatos é muito menos confortável e muito mais perigosa, mas estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo hoje estejam tão pobres que não podem comprar sapatos.

Por que e para quem devemos tirar os sapatos?

O desejo de alguns estudantes do Colégio Santo Agostinho Contagem, em 2011, nos apresentou o movimento mundial: One Day Without Shoes. A proposta recebeu o nosso jeito agostiniano e vem acontecendo desde então, ganhando, a cada ano, mais participantes com o desejo de que singelas atitudes nos façam melhores.

Nesse dia, o gesto de andar descalço pelos espaços e pôr os pés no chão ensina e comunica, desperta na inteligência e no coração a compreensão sobre a vulnerabilidade de outros seres humanos, fazendo com que nos movimentemos para transformar essa realidade.

Chegou a vez do CSA Nova Lima

Um Dia sem Sapatos 2023 na Unidade Nova Lima acontecerá em 26 de abril/2023, uma quarta-feira, e terá como tema “A compaixão brotará da planta dos seus pés e o serviço à humanidade estará no seu caminho”.

O evento é a culminância de vários trabalhos que o antecedem, em que educadores, dentro de suas respectivas áreas, refletem sobre a desigualdade social e as formas de superá-la, além de trabalharem a fraternidade e a compaixão. Assim, educamos o olhar de nossas crianças e jovens para que enxerguem, tal como Jesus, o outro necessitado, desenvolvendo a compaixão e a misericórdia.  

Neste ano, todos da comunidade escolar que desejarem poderão vivenciar um dia sem sapatos. O convite é para tirar os sapatos na chegada ao Colégio e passar o dia com os pés descalços.

As turmas da Educação em Tempo Integral, do 2º período ao 6º ano, juntamente com as turmas de 6º e 7º anos do Ensino Regular são as MENSAGEIRAS da ação. O trabalho será mais direcionado para essas turmas neste ano, de maneira que, progressivamente, a ideia, o sentimento, o movimento e a ação aconteçam de forma orgânica em toda a unidade daqui por diante.

O convite à experiência de pôr os pés no chão é simbólico e significa colocar-se no lugar do outro; viver um gesto cidadão que mexe com sensações e sentimentos. Incentivamos atos conscientes de acolhida e generosidade com nossos irmãos e com a nossa casa comum.

Gesto concreto

No dia 26 de abril, receberemos doações de calçados sem salto (tênis, chinelos, sandálias, sapatos) em bom estado de conservação. Os calçados devem estar amarrados, pois, caso contrário, perdem-se pares.

O ponto de coleta estará localizado próximo às portarias P1 e P2.

Todas as doações serão encaminhadas para comunidades de Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Chapada do Norte, em Minas Gerais, além de Fortaleza – CE, Rio de Janeiro – RJ, Bragança Paulista – SP e São Félix do Araguaia – MT.