A Missa Solene em homenagem a Santo Agostinho e em Ação de Graças pelos 90 anos do Colégio Santo Agostinho foi celebrada no dia 28 de agosto, nas quadras da Unidade Belo Horizonte. O evento contou com a presença de frades e formandos da Província Nossa Senhora da Consolação e Correia, além de convidados especiais que, ao longo dos anos, ajudaram a construir essa história. Entre os presentes estavam padres, diáconos, religiosos, leigos agostinianos, representantes das unidades do Colégio e de nossas Escolas Sociais, estudantes, familiares, colaboradores, autoridades do poder público e diversos amigos que tivemos a alegria de reencontrar.
Frei Luiz Antônio destacou a importância de se construir todos os dias o legado de educação que passa pela geração atual e fica para as gerações futuras, assim como Santo Agostinho deixou, por meio de seus escritos, um legado para a humanidade.
Também cumprimentou os organizadores e os participantes da 3ª Maratona Agostiniana de Redação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o tema do Mês Agostiniano 2024 “Convivência: caminho para a construção de redes”.
“O leitor que tem à sua frente uma obra de qualidade, ele dialoga com ela. Ele reinventa a sua história. Ele percebe aspectos da espiritualidade e da humanidade, do mundo em transformação. Ele reescreve a própria história. Queridos alunos, pela literatura vocês também podem transformar mentes, corações, indicar novos caminhos”.
Para conferir todas as fotos, clique aqui.
90 anos de uma grande tradição de educação que a Ordem Agostiniana tem em todo o mundo, e que procura com a inovação apontar novos caminhos
Frei Luiz refletiu sobre os 90 anos de tradição educacional da Ordem Agostiniana, destacando como a educação de qualidade pode transformar realidades e promover o bem comum. Ele ressaltou a importância de cultivar a universalidade, a inclusão e o diálogo, elementos essenciais de uma escola católica que educa integralmente, conforme os valores do Evangelho de Jesus Cristo.
Uma homenagem a quem no dia a dia faz o Colégio ser o que é
Durante o ofertório, representantes de todos os setores do Colégio apresentaram ao altar objetos simbólicos relacionados ao seu trabalho para receber uma bênção. Esta homenagem foi uma forma de reconhecer e celebrar o empenho e o carinho de todos que, diariamente, contribuem para o sucesso da nossa instituição.
Olhar corajoso para o futuro
Clovis Oliveira, diretor institucional, falou sobre a importância de manter um olhar corajoso para o futuro: “Somos uma instituição que agradece a todos os que vieram antes, acolhe os que estão presentes e, acima de tudo, não renuncia a olhar para o futuro com coragem. Um olhar agostiniano, inquieto e necessário, que se une a tantos outros sonhos e esperanças.”