WhatsApp Colégio Santo Agostinho
Espetáculo celebra os 90 anos do Colégio Santo Agostinho

Na noite de 03 de setembro, o Colégio Santo Agostinho celebrou seus 90 anos de história com o espetáculo “Alma Mineira, Espírito Agostiniano: Uma Celebração em Concerto”, realizado no Grande Teatro do Palácio das Artes. O evento reuniu mais de 1.300 convidados, incluindo colaboradores, estudantes, famílias, freis agostinianos e parceiros, em um momento que celebrou o legado de uma instituição com credibilidade e tradição.

Em sua fala inicial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, Prior Provincial e Presidente da Rede Lius Agostinianos, recordou uma frase do historiador Terêncio, que Santo Agostinho gosta muito de citar em suas obras, destacando a importância da empatia e do humanismo: “Eu sou um ser humano vivo entre os seres humanos e nada do que é humano me é indiferente“. Ele reforçou o compromisso da escola em ser “humanista e humanizadora”, celebrando o legado dos frades agostinianos que, em 1934, estabeleceram a missão de educar com base nos valores cristãos. “O Colégio Santo Agostinho conjuga tradição e inovação e procura ser fiel na perspectiva de uma educação integral, preparando cidadãos e cidadãs como construtores de uma nova sociedade.”

Márcio Horta, diretor geral da Rede Lius Agostinianos, também expressou gratidão às famílias e alunos que confiam no trabalho da Instituição. “Essa parceria sólida e respeitosa reforça a nossa credibilidade e o compromisso compartilhado de formar líderes e cidadãos que contribuem positivamente para a sociedade”, destacou.

Mais de 260 artistas celebram a história e a cultura mineira

O espetáculo foi uma verdadeira homenagem à história do Colégio e à rica cultura de Minas Gerais. Com mais de 260 artistas no palco, entre estudantes e colaboradores, e mais de 40 profissionais envolvidos na produção, o evento foi uma demonstração de pertencimento e orgulho. Com cinco blocos temáticos, o espetáculo explorou a filosofia agostiniana e sua conexão com a mineiridade, abordando temas como caridade e vida em comunidade, tempo, interioridade, concepção do mal, fé e razão, sempre com uma abordagem sensível e reflexiva. 

O evento encerrou de forma emocionante com a composição “Pátria Minas”, de Marcus Viana, com as vozes de artistas, corais infantil e adulto, acompanhados pelo Grupo de Flautas, Grupo Sarandeiros e a Orquestra Stradivarius.

Este espetáculo marcou um dos momentos mais significativos das comemorações dos 90 anos do Colégio Santo Agostinho, reafirmando seu legado e o papel transformador da educação ao longo de sua trajetória.

Clique aqui e confira todas as fotos. Para conferir a gravação do espetáculo na íntegra, clique aqui.